sexta-feira, 18 de julho de 2008

Projeto de Energia Eólica

Este Projeto de Energia Eólica foi elaborado por mim, Bruna Flores e Cristiano Meirelles. Ele foi desenvolvido para a aula de Física I.
Abaixo vou explicar um pouco da energia eólica e falar do Parque Eólico de Osório (RS).

Energia Eólica

A utilização dessa fonte energética para geração de eletricidade em escala comercial teve inicio a menos de 30 anos.
Na década de 70, com a crise mundial do petróleo ouve um grande interesse dos paises europeus e dos Estados Unidos em desenvolver equipamentos para a produção de eletricidade que ajudassem a diminuir a dependência de carvão e petróleo. No Brasil, embora o aproveitamento dos recursos eólicos tenha sido tradicionalmente com a utilização de cata-ventos multe-pás para bombeamento de água algumas medidas precisas de vento realizadas recentemente em diversos pontos do território nacional indicam a existência de um imenso potencial eólico ainda não explorado. Os estados do Ceará e Pernambuco iniciaram programas de levantamento de dados de vento, dada a importância da caracterização dos recursos eólicos da região nordeste, o Centro Brasileiro de Energia Eólica (CBEE) com o apoio da agência nacional de energia elétrica (ANEEL) e do ministério da ciência e Tecnologia lançou em 1998 a primeira versão do mapa eólico do Brasil, com objetivo principal de desenvolver modelos atmosféricos, analisar dados de vento e elaborar mapas eólicos confiáveis para as restantes regiões do país.

O Rio Grande do Sul também está no projeto, em Osório (a 95 Km de POA) lá estão localizados o Parque de Eólico de Osório, os quais irão quintuplicar a energia eólica no Produzida atualmente no Brasil.
O parque eólico de Osório, é dividido em 3 parques, de 25 aerogeradores cada um. Utilizando tecnologia de ponta, esse empreendimento será capaz de gerar 15 MegaWatss de energia, quantidade suficiente para abastecer 2/3 do consumo residencial de Porto Alegre, e os aerogeradores tem expectativa de durarem 50 anos.A energia produzida lá é 6% do que é consumido no estado, a potência instalada de cada máquina é de 2 MegaWatss cada.

{exemplo de aerogerador residencial - dentro do círculo vermelho}

Dados do Parque de Osório

Divido em 3 parques: Parque dos Índios, Parque de Osório e Parque Sangradouro;
75 torres (25 cada parque);
98 metros de altura cada um, e com as hélices podem atingir 140 metros de altura;
Cada aerogerador pesa 40 Toneladas, e com toda estrutura pesa 810 Toneladas;
As fundações tem de 20 a 30 Metros de Profundidade;
As pás do aerogerador podem atingir 35 metros de raio;

Vai ser o primeiro parque eólico da América Latina a ter torres de concreto;
Dentro do parque existe uma substação e uma linha de transmissão de 230 KiloWatss com aproximadamente 8 Km para enviar a energia para a Substação Osório II da CEEE.

Grandes Vantagens:
Ela reduz a emissão de gazes poluentes, os quais são responsáveis pelo efeito estufa;
Curto Prazo de implantação;
Não é necessário Reservatório, como uma hidroelétrica necessita de um lago.

Abraços! ;**

{Este Trabalho era pra ser postado no dia 14 de Julho, mas só está sendo postado hoje porque eu não tinha em mãos as fotos do trabalho!}

2 comentários:

Paulo R disse...

Sim ao projeto. Talvez assim, Manaus fique um pouquinho mais fria.

Feliz dia do Rock, atrasado.

Unknown disse...

Boa Noite!!!!
Parabéns pelo Trabalho sem dúvidas é de muita importância para o nosso País.
Estou precisando de mais informações sobre esse espetacular trabalho, pois hoje ele é referencia quando se trata de Energia eólica, onde posso ter mais informações...

atenciosamente
Ivoneida castro
Mineiros Go