segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Discos para revolucionarem a música.

Sábado foi comemorado aniversário de dois discos muitos importantes na minha formação musical. Os 45 anos de lançamento de 'With the beatles', um disco bem rock and roll de 1963, cheio de clássicos, como poderosos cover's:"Devil in Her Heart", "Till There Was You", "Roll Over Bethoven" e a clássica "Money (That's What I Want) e ainda contava com a primeira composição de George Harrison nos Beatles, "Don't Bother Me".


Já o outro disco, de 1968, foi mais lembrado, porque foi o trabalho mais revolucionário dos Beatles, estou falando do 'White Album'. Com seus 40 anos ainda é um disco que inspira muitos outros músicos a comporem suas músicas.
No meio de tantas belas canções, ouve muita discução, mudanças, afastamentos, novidades...a exemplo de que nas músicas 'Back in the U.S.S.R' e 'Dear Prudence' quem tocou bateria foi Paul Mc., o multinstrumentista, pois Ringo Star havia saído da banda neste período, porque sentiu sua participação minimizada perante aos outros membros e que estava cansado do trabalho contínuo e demorado do disco, mas retornou duas semanas depois com a supresa de sua bateria cheia de flores lhe esperando.
Nas paticipações especiais o disco contou com a participação de Eric Clapton, através de um convite de George Harrison, tocou a guitarra solo em 'While My Guitar Gently Weeps'. Yoko Ono, esposa de John Lennon, teve participação na música 'Revolution 9'.


Um pouco sobre algumas das 29 músicas do disco:
- Glass Onion: é uma música de John falando sobre fãs que tentavam descobrir mensagens subliminares nas músicas dos Beatles.
- Ob-La-Di, Ob-La-Da: é de Paul. John, George e Ringo ficaram cansados de tanto gravar esta música, que tomou cerca de 60 takes, a ponto de John declarar que odiava a canção. Se tornou primeiro lugar nas paradas de sucesso inglesas em uma regravação com o grupo Marmelade.
- While My Guitar Gently Weeps: A canção é uma composição de George Harrison, amigo íntimo de Eric. Embora Eric tenha feito o solo de guitarra da música, seu nome não foi creditado no álbum.
- Martha My Dear: de Paul, foi feita em homenagem à sua cachorra. Contou com a participação de músicos de estúdio e de George Harrison no contra-baixo e John na guitarra.
- I'm So Tired: escrita na Índia por John, se refere ao cansaço causado pela meditação.
- Julia: de John, dedicada a sua mãe. Somente John participou da gravação. Em 2001, Sean Lennon, filho de John, cantou a música no especial em homenagem a John, Come Together.
- Birthday: uma das últimas músicas que John e Paul colaboram juntos para a composição. Contou com a participação de Yoko Ono e Pattie Boyd (mulher de George) na vocalização.
- Helter Skelter: foi uma tentativa de Paul gravar a música mais barulhenta que ele pudesse fazer depois de saber que o grupo The Who havia feito algo semelhante em 'I Can See For Miles'.
- Revolution 1: é praticamente uma versão acústica da música "Revolution", que apareceu em um compacto lançado anteriormente, junto com 'Hey Jude'.

Boa semana :*

Um comentário:

Anônimo disse...

- Beatles;

minha trilha sonora dessa semana.
banda que marcou 2008 pra mim *_*

tu escreve beem, Felippe.

tecuida.

(: